NOVO

Leia a irretocável homenagem do poeta José Deolindo Caiçara para o antigo Quartel Militar de Óbidos

No 7 de setembro os militares desfilavam, além de dar um brilho maior à data comemorativa nos emocionavamos e sentiamos no peito o orgulho de ser brasileiros, e a vontade de um dia servirmos à Pátria.

Por Blog Marcos Cantuario em 28/02/2024 às 22:19:38

Antigo Quartel Militar de Óbidos.

Olá pessoal, sou José Deolindo A. da Silva, popularmente conhecido como CAIÇARA, quero aproveitar a oportunidade de falar um pouco do meu trabalho aqui no Blog do Marcos Cantuário.

Em um livro lançado em novembro de 2023 com o nome de: Óbidos em versos e diversos, que através de amigos conseguimos publicar, e aqui vamos falar um pouco de cada poesia pois cada uma tem uma história. Por exemplo, a do ANTIGO QUARTEL.

Lá pelos anos de 1968, 1970 por ai, o quartel ainda estava em evidência abrigando grupos de infantaria o que era motivo de orgulho para os obidenses, lembro que no 7 de setembro os militares desfilavam, além de dar um brilho maior à data comemorativa nos emocionavamos e sentiamos no peito o orgulho de ser brasileiros, e a vontade de um dia servirmos à Pátria.

O tempo passou e quando completei a idade de servir o quartel já tinha sido desativado, mas o prédio em boas condições por longos anos abandonado começou a se deteriorar e a cair com o tempo, e sempre que eu ou nós passávamos sentíamos uma profunda tristeza por tal abandono.

Mas graças a Deus e aos filhos que muito amaram e amam este torrão, tomaram a iniciativa de reconstruir não um prédio em si, mas um pedaço muito valioso da nossa história, e que nós os nossos filhos e netos passamos e temos o dever de cuida-lo para sempre.

Dai o motivo da poesia...


ANTIGO QUARTEL

Semblante lindo e perfeito
Escultura divinal
Cultura és por direito
Resguarda um memorial
Exércitos e generais
Traçaram rumos aqui
A outrora a tempos atrás
Reinastes firme e viril
Impressionas a quem já te viu
Angustias a quem não te vê
Dentre as demais maravilhas
É um privilégio te ter
Casa, palácio, quartel
Único, exclusivo, um castelo
Lindo como as estrelas do céu
Tanta beleza, és tão belo
Útil, estás recuperado
Risonho lembras um passado
Altaneiro, forte, és amado.

José Deolindo Albuquerque da Silva (Caiçara)

Disponível no livro: Óbidos em Versos & Diversos


Caiçara é poeta e escritor.

NOVO